Gui Santos desponta como o nome mais promissor da nova geração do basquete brasileiro e, hoje, é o único atleta do país em atividade na NBA. Integrante do Golden State Warriors, o ala já mostrou talento e personalidade sempre que recebeu minutos com Steve Kerr.
Agora, essa trajetória será contada em uma série documental produzida pela própria NBA. O lançamento está marcado para 4 de dezembro e contará com seis episódios, disponíveis no canal da NBA Brasil no YouTube.
Pensando nisso, o Warriors Brasil reuniu cinco motivos para você assistir e acompanhar de perto a história, evolução e amadurecimento de Gui Santos — do início da carreira até seu momento com o Golden State Warriors.
- Receba as notícias em primeira mão em nosso Grupo de WhatsApp ou Canal de Transmissão!
- Siga o Warriors Brasil nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Tiktok.
5 motivos para assistir à série sobre Gui Santos
O primeiro e mais evidente motivo é valorizar o único brasileiro em atividade na NBA. Gui Santos chegou ao Golden State Warriors em 2022, selecionado na 55ª posição do Draft.
Com apenas 20 anos, então jogador do Minas Tênis Clube, integrou a equipe na NBA Summer League daquele ano e, posteriormente, passou a atuar pelo Santa Cruz Warriors, afiliado do time na G League.
Em segundo, acompanhar a série é uma forma de reconhecer o talento de Gui Santos e incentivar a evolução do basquete nacional, que vem ganhando mais espaço e atenção. Prova disso é o título mundial do Sesi Franca Basquete em 2023, marco que reforça a força e o crescimento do esporte no país.
O terceiro motivo, é que a série ganhando projeção no Brasil e no exterior, cresce também a possibilidade de mais investimento no basquete nacional, que permanece distante do espaço ocupado pelo futebol.
Um quarto motivo é a visibilidade que pode ajudar Gui Santos a conquistar mais oportunidades. Nesta temporada, Steve Kerr tem mantido o jovem ala no banco em diversas partidas, e até encaminhado apresentações pelo Santa Cruz Warriors. A atenção gerada pela obra, dirigida por Tarian Chaud, pode ser um passo importante para ele receber mais minutos e reconhecimento.
Por fim, o quinto e último motivo, mas não menos importante, ao destacar o único brasileiro atualmente na liga, a NBA também abre caminho para que mais talentos do país sejam observados. Com maior visibilidade, é possível que olheiros de outras franquias passem a olhar com mais atenção para o Brasil e considerem novas promessas para futuras oportunidades na competição.
Quando estreia a série de Gui Santos?
A série sobre Gui Santos estreia em 4 de dezembro de 2025, no estande da NBA durante a CCXP, em São Paulo. Após o lançamento, os seis episódios serão disponibilizados no YouTube da NBA Brasil.
Trata-se do primeiro projeto original da liga nesse formato, dirigido por Tarian Chaud, que promete revelar aspectos inéditos da trajetória e do cotidiano do ala do Golden State Warriors.
“Eu acho que sou o mais ansioso pra assistir. Quando recebi o convite, fiquei muito feliz; nunca imaginei um documentário sobre mim. Foi uma experiência totalmente nova e muito divertida. Os fãs vão conhecer um lado meu que não conhecem, minha vida fora da quadra, minha trajetória, minhas raízes. Sou muito grato à NBA e a todos envolvidos por contarem essa história”, disse Gui Santos.
Confira mais conteúdos do Warriors Brasil:
- Dança das cadeiras, dupla importante de Stephen Curry está de volta ao Warriors
- Roubou minutos de Gui Santos! Quem é o novato que vem roubando a cena nos Warriors?
- Steve Kerr é sincero sobre futuro de Kuminga no Golden State Warriors e não é animador
- Desfalque? Jimmy Butler abre o jogo sobre queda feia contra os Pelicans
- Por que a grande fase de Stephen Curry não significa nada para os Warriors?



