A temporada 09-10 pode ser lembrada por muitos torcedores do Golden State Warriors por ter sido a primeira da carreira de Stephen Curry na NBA.
No entanto, especificamente a partida entre os Warriors e o Minnesota Timberwolves no dia 7 de abril de 2010 é extremamente marcante para os torcedores da equipe da Califórnia e para os fãs da liga por outro motivo.
- Receba as notícias em primeira mão em nosso Grupo de WhatsApp ou Canal de Transmissão!
- Siga o Warriors Brasil nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Tiktok.
Don Nelson, técnico do Golden State Warriors, bateu recorde contra os Wolves
Ao analisar o jogo depois de muitos anos, pode-se questionar a relevância dessa partida, levando em consideração fatores como reta final de temporada e dois times em processo de tank.
Apesar disso, na época, existia uma certa expectativa em todos os jogos do Golden State Warriors por causa de um fator: Don “Nellie” Nelson estava próximo de bater o recorde de vitórias conquistadas por um treinador na história da liga.
Quem foi Don Nelson?
Para aqueles que não sabem, Don Nelson foi 5 vezes campeão da NBA pelo Boston Celtics como jogador, inclusive tem sua camisa 19 aposentada no TD Gardenal
Como treinador, foi 3 vezes eleito melhor técnico da temporada da NBA, treinou times como Bucks, Mavericks e Knicks, além do Golden State Warriors, obviamente.
Nellie ficou muito conhecido por um jogo revolucionário com muitos arremessos de 3 e transição rápida. Foi também responsável por criar o conceito de “point forward” e teve papel fundamental na evolução de Dirk Nowitzki.
Nos Warriors ficou marcado por treinar times como o Run TMC, com Tim Hardaway, Mitch Richmond e Chris Mullin, e o We Believe Warriors, time da temporada 2006-07, que ficou marcado por ser o primeiro oitavo colocado a eliminar o número 1 da conferência em uma série de playoffs melhor de 7 jogos.
Mesmo com todos esses feitos, ele nunca chegou a ser campeão da NBA.
31 NBA seasons as a head coach. 1,335 regular season wins. An all-time great NBA legacy.
Congrats to Don Nelson on being named the recipient of the 2025 Chuck Daly Lifetime Achievement Award 👏 pic.twitter.com/D8ffRHkfXG
— Golden State Warriors (@warriors) June 8, 2025
Como foi a partida histórica entre Golden State Warriors e Minnesota Timberwolves?
O confronto começou bem disputado; os Warriors saíram vencendo após o primeiro quarto, muito por causa do novato Stephen Curry, que anotou 9 pontos nos seus primeiros minutos.
Após um primeiro quarto disputado, o Golden State aos poucos abria vantagem no placar e foi para o intervalo com uma vantagem segura de 11 pontos.
Além de Steph, o jovem Anthony Tolliver, que a princípio era um jogador da G-League fazendo uma partida na franquia principal, também chamava a atenção; depois de 2 quartos, o camisa 44 havia anotado 24 pontos.
Com o passar do jogo, a partida do calouro Curry ia se tornando cada vez mais impressionante.
O camisa 30 parecia estar com uma vontade extra de jogar contra os Wolves, time que o deixou passar duas vezes no NBA Draft de 2009.
Parecia surgir algo especial ali; foram 27 pontos, 14 assistências, 8 rebotes e 7 roubos de bola. Ele ficou muito próximo de um histórico quádruplo duplo ainda em sua primeira temporada na liga.
Além de sua pick de loteria do último draft, o time ainda viu brilhar a estrela de 3 jogadores não draftados e que originalmente estavam na G-League: Anthony Tolliver, Reggie Williams e Chris Hunter.
Final de partida, vitória dos Warriors por 116 x 107, recorde batido por Don Nelson, agora eram 1333 vitórias como treinador em temporada regular.
Mesmo com a situação ruim na temporada, os jogadores se mostravam extremamente felizes por terem contribuído para que Nellie fizesse história.
O recorde só veio a ser batido em 2022 por Greg Popovich, detentor atual do feito com 1388 vitórias.
Confira mais conteúdos da Warriors Brasil:
- 3 motivos pelos quais o Golden State Warriors não vai trocar Draymond Green por Antetokounmpo
- Steve Kerr encontra ‘novo Klay Thompson’ para formar dupla com Stephen Curry
- Jimmy Butler impôs condição especial para fechar com Warriors: “Se não for assim, vocês não vão gostar.”
- Brandin Podziemski iguala marca que só Stephen Curry tem no Golden State Warriors
- Tetracampeão da NBA com Golden State acredita que OKC pode superar recorde histórico dos Warriors



