O desempenho do Golden State Warriors nos jogos de Natal da NBA
A rodada de Natal da NBA é historicamente um dos grandes eventos das ligas americanas. No dia 25 de dezembro os principais times da liga se enfrentam em uma rodada que dura o dia todo. Nos últimos 10 anos, o Golden State Warriors esteve presente em todas as rodadas e protagonizou alguns jogos marcantes.
- Receba as notícias em primeira mão em nosso Grupo de WhatsApp ou Canal de Transmissão!
- Siga o Warriors Brasil nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Tiktok.
Tabela de jogos do Golden State Warriors no Natal
| Jogos de Natal | Vitórias | Derrotas |
| 10 | 5 | 5 |
| Aproveitamento total | 50% | 50% |
Principais adversários do Golden State Warriors no Natal
O time que mais vezes cruzou o caminho dos Warriors na rodada natalina foi o Cleveland Cavaliers.
Devido ao fato de constantemente estarem fazendo as finais e pela rivalidade entre Stephen Curry e LeBron James, foram 3 anos seguidos com esses times se enfrentando no Natal e os Warriors levaram a melhor duas vezes.
O segundo time com mais duelos foi o Los Angeles Lakers, com 2 jogos, e em ambos os Lakers já contavam com LeBron James, evidenciando assim uma preferência da liga por jogos entre os dois maiores astros da última década.
Jogos marcantes do Golden State Warriors
25/12/2016 – O melhor jogo de Natal da história
Em 2016, os Warriors iam até Cleveland para protagonizar aquele que seria o segundo de uma sequência de 3 jogos entre as duas equipes no Natal.
O confronto tinha também um sabor de revanche pelo contexto das finais da temporada 2015/16, em que os Cavs viraram para 4 x 3 a série melhor de 7 depois de estarem perdendo por 3 x 1.
A partida foi equilibrada do início ao fim. Pelo lado dos Warriors, o novo contratado, Kevin Durant, era quem assumia o protagonismo, enquanto do outro lado, LeBron James respondia.
Warriors x Cavs no Natal de 2016
Após os dois primeiros quartos, o time visitante até abria vantagem em alguns momentos, mas foi para o intervalo vencendo por apenas 3 pontos. Na volta do intervalo, o panorama seguia bem parecido. Durant e LeBron seguiam dando show enquanto Curry estava apagado.
Quando os mandantes pareciam que passariam à frente do placar, os Warriors acordavam e mantinham a vantagem. Passados mais 12 minutos, o time da Califórnia vencia por 7 pontos, 87 x 80.
Foi no último quarto que a coisa esquentou de vez. Se antes as reações de Cleveland eram impedidas, isso não aconteceu na etapa final. Os donos da casa conseguiram não só cortar a diferença como também passar à frente em alguns momentos.
Faltando 2 minutos, Kyrie Irving fez linda jogada contra a marcação de Kevin Durant. A partida estava empatada 103 x 103. Nesses últimos minutos, a liderança ia trocando de dono.
Foi aí que o apagado Stephen Curry converteu uma bola de 3 com pouco mais de 1 minuto faltando para o fim do jogo, 108 x 105. No entanto, a partida não foi definida ali. Kyrie Irving converteu uma linda bandeja com 35 segundos no relógio para cortar a diferença para 1 ponto.
Depois disso, o “Uncle Drew” converteu um arremesso fantástico contra a marcação de Klay Thompson para virar o jogo. Durant ainda teve a chance de tentar um arremesso para a vitória, mas parou na marcação de Richard Jefferson.
Fim de jogo, vitória do Cleveland Cavaliers por 109 x 108 naquele que é considerado por muitos o melhor jogo de Natal da história.
25/12/2017 – A revanche
Em 2017, era a vez dos Cavs buscarem a revanche pelas finais da temporada anterior. O time de Cleveland também buscava se encontrar em sua primeira temporada sem Kyrie Irving, trocado para os Celtics.
Naquele Natal, os Warriors não tinham Stephen Curry machucado; coube então ao atual MVP das finais, Kevin Durant, assumir a responsabilidade de guiar o time da Califórnia a mais uma vitória.
O confronto começou mais uma vez equilibrado, como de costume. Cleveland até vencia após o fim do 1º quarto. Depois disso, Golden State assumiu a frente do marcador e foi levando assim até o fim da partida, mas sem conseguir abrir uma vantagem muito significativa.
O jogo era muito marcado por boas defesas de ambos os lados. Faltando dois minutos para o encerramento da partida, LeBron James converteu uma bandeja que deixou o jogo empatado em 92 x 92.
No entanto, essa acabou sendo a última pontuação do time visitante. Fim de jogo: 99 x 92 para o Golden State Warriors.
25/12/2019 – Herói improvável
Na temporada 2019/20, os Warriors enfrentavam o Houston Rockets, rival de anos anteriores na disputa pela conferência e que contava com a dupla James Harden e Russel Westbrook, naquele que foi o primeiro jogo natalino do Chase Center.
O time da Califórnia passava por um ano difícil sem Klay Thompson, que perdeu aquela temporada inteira por lesão, e Kevin Durant, que havia deixado o time na free agency.
Para aquele jogo de Natal, o time também não contava com Stephen Curry, novamente machucado. Mesmo com todos esses desfalques, o retrospecto positivo dos Warriors falou mais alto contra o time de Houston.
Os Rockets foram para o intervalo vencendo por 4 pontos, mas derreteram nos dois últimos quartos e acabaram sendo derrotados por 12 pontos, 116 x 104.
Nem Harden, nem Westbrook. O fator decisivo para a vitória foi Damion Lee. O ala, cunhado de Stephen Curry, anotou 22 pontos e pegou 15 rebotes, anotando um duplo-duplo e sendo o maior reboteiro da partida.
Confira mais conteúdos da Warriors Brasil:
- 3 motivos pelos quais os Warriors não vão trocar Draymond Green por Antetokounmpo
- Steve Kerr encontra ‘novo Klay Thompson’ para formar dupla com Stephen Curry
- Jimmy Butler impôs condição especial para fechar com Warriors: “Se não for assim, vocês não vão gostar.”
- Brandin Podziemski iguala marca que só Stephen Curry tem no Golden State Warriors
- Tetracampeão da NBA com Golden State acredita que OKC pode superar recorde histórico dos Warriors



