Como Jimmy Butler se tornou peça fundamental nos Warriors e nº 1 nos 4 fatores de influência da NBA?
Estatísticas são uma parte fundamental para a NBA, e por mais que não consigamos visualizar na prática, muitas vezes elas podem nos surpreender. Um exemplo disso é Jimmy Butler, que lidera os 4 fatores de influência, um dos pilares da análise avançada da NBA.
Apesar de Stephen Curry ser o rosto da franquia Golden State Warriors e o jogador para o qual o time é construído, é Butler quem vem liderando esses fatores de influência da NBA.
- Receba as notícias em primeira mão em nosso Grupo de WhatsApp ou Canal de Transmissão!
- Siga o Warriors Brasil nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Tiktok.
Os Quatro Fatores e a eficiência de Jimmy Butler
Criado por Dean Oliver, Os Quatro Fatores são um pilar da análise avançada da NBA. Embora não sejam os determinantes finais do sucesso de um time, podem constituir um quadro revelador da eficácia de um time ou jogador no geral.
Os 4 fatores podem ser divididos em categorias ofensivas e defensivas:
- Percentual de Arremessos Efetivos (eFG%): o ofensivo mede a eficiência de arremesso de um time, enquanto o defensivo é uma medida de como as equipes podem atrair os adversários para um arremesso ineficiente;
- Percentual de Rotatividade (TOV%): o ofensivo mede a capacidade de um time de cuidar da bola, enquanto o defensivo mede o quão eficaz um time é em forçar os adversários a perderem a bola;
- Percentual de Rebotes Ofensivos (ORB%): o ofensivo mede com que frequência um time consegue pegar rebotes e prolongar posses de bola, enquanto o defensivo mede a eficácia do time nos rebotes defensivos e impede que os adversários peguem seus próprios rebotes;
- Taxa de Lances Livres (FTr): o ofensivo mede com que frequência um time consegue chegar à linha de lance livre, enquanto o defensivo mede o quão disciplinada a defesa é em relação a faltas.
Levando isso em conta, o analista David Lee publicou, em seu perfil no X, uma análise dos jogadores “mais influentes” da NBA. Ao considerar os quatro fatores entre jogadores que jogaram no mínimo 500 minutos nesta temporada, o topo da lista é liderado por Jimmy Butler.
Butler tem 33% de aproveitamento de três pontos na carreira, enquanto sua marca de 38,3% nesta temporada é em volume extremamente baixo (2,3 tentativas). Ele também tem uma média de 10,9 assistências potenciais por jogo, sendo o 26º entre 199 jogadores que jogaram no mínimo 25 partidas nesta temporada e têm média de pelo menos 20 minutos por jogo.
Em termos de posse de bola, Jimmy Butler conta com baixo número de turnovers, e sua posse geralmente termina em uma tentativa de arremesso chute, evitando um possível passe desperdiçado nas mãos do adversário. Segundo o Cleaning the Glass, o TOV% dos Warriors melhora três pontos percentuais — de 17,4% (quinto pior) para 14,4% (57º pior), sempre que Butler está em quadra.
Além disso, outro aspecto que reforça muito sua influência nos quatro fatores é sua taxa de lances livres de 64,5%, tudo isso enquanto converteu 86,6% dos lances livres. Especialista em atrair defensores para o contato, o talento de Jimmy Butler já gerou muitos pontos extras para os Warriors.
The Top 10 in Composite 4-Factor Influence
Only 2 players rank in the bottom 30th% across: Offensive Shooting Influence, Offensive Possession Influence, Defensive Shooting Influence & Defensive Possession Influence
Jimmy Butler
Lauri Markannen pic.twitter.com/sP9K6NGwXF— David Lee (@dlee4three) January 13, 2026
Jimmy Butler justifica o seu contrato de 54 milhões de dólares?
Em resumo, Jimmy Butler desempenha seu trabalho extremamente bem, ainda que existam críticas recentes de que sua produção em quadra não justifica o seu contrato de 54 milhões para a temporada 2025-26.
Aos 36 anos, Butler apresenta médias de 19,8 pontos, 5,6 rebotes e 4,9 assistências, com um aproveitamento de 54,3% nos arremessos de dois pontos, 38,3% nos arremessos de três, além de 86,6% nos lances livres.
O valor que Jimmy Butler agrega para o time tem sido evidente, especialmente nas maneiras sutis em que ele impacta o jogo, ainda que o desempenho do Golden State Warriors enquanto coletivo tenha ficado abaixo do esperado, com retrospecto de 22 vitórias e 19 derrotas em 41 jogos até aqui.
Siga no Warriors Brasil e confira também mais algumas notícias:
- “Michael Porter Jr. é bom, mas não vai fazer muita diferença num time mediano”
- Steve Kerr fala sobre o fim melancólico de Kuminga nos Warriors: “Fiquei desapontado”
- Gui Santos bate recorde pessoal em vitória dos Warriors contra os Blazers
- Hall da fama da NBA afirma que teria estrangulado Steve Kerr se fosse Jonathan Kuminga
- Draymond Green revela o jogador que vem sendo subestimado na corrida para MVP da NBA



