Ao longo de mais de 75 anos de história, a NBA viu muitos grandes jogadores deixarem seus nomes marcados na história da liga. No entanto, são poucos os que podem dizer que realmente revolucionaram a forma como o basquete é praticado, sendo Stephen Curry um desses nomes.
E em participação no “The Big Podcast with Shaq“, o ex-jogador Carmelo Anthony, um dos maiores pontuadores da NBA e membro do Hall da Fama do basquete, falou sobre a singularidade do estilo de jogo de Curry e do seu status como um verdadeiro pioneiro no esporte.
“Ele expandiu o jogo. Tínhamos caras saindo das screens. fazendo pin-downs, arremessando a bola — sabe, como os Reggies [Miller] do mundo. Tínhamos aqueles arremessadores puros, mas ele está chutando de 12 metros”
- Receba as notícias em primeira mão em nosso Grupo de WhatsApp ou Canal de Transmissão!
- Siga o Warriors Brasil nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Tiktok.
Carmelo Anthony fala sobre Stephen Curry no hall dos GOATs da NBA
Curry já mostrou repetidas vezes que não há chute difícil demais para ele. Seus arremessos precisos alteraram a forma como as defesas abordam o jogo. As equipes não podem se dar ao luxo de deixar o Chef Curry cruzar a linha de meia-quadra sem nenhuma marcação, correndo o risco de sofrerem com um arremesso a 12 metros de distância.
“Ele pegou isso e foi para a meia quadra. Você nunca marcou ninguém assim — a gente ficava bravo com os armadores marcando caras no meio da quadra. […] Você não pode fazer isso com o Steph, né? Ele arremessa assim que atravessa a meia quadra.”
É absurdo pensar que um armador de 1,88m consiga entrar na conversa de ‘GOAT’, que muitas vezes é dominada por titãs como Michael Jordan, Kobe Bryant e LeBron James? Carmelo Anthony acredita que Stephen Curry conquistou o direito de ser mencionado ao lado desses grandes nomes.
“Aos olhos do Steph, né? Pense no que o Steph disse. Provavelmente — não sei — mas provavelmente pensar: é o Mike, é o Kobe, e depois sou eu. Certo? Como se ele não fosse colocar o Bron acima de si mesmo. Veja, ele tem todos os argumentos legítimos para se sentar [nessa mesa].”
O impacto de Stephen Curry no futuro da NBA
Ao longo da sua história, a NBA viu nomes como Reggie Miller, Dell Curry, Ray Allen, Klay Thompson, entre outros, se estabelecerem como sinônimos de arremessadores de elite. No entanto, o que diferencia Curry desses grandes não é apenas sua habilidade de arremessar, mas também a distância, dificuldade e habilidade dos lances que ele executa.
Como já mencionamos acima, as defesas da NBA tiveram que adaptar sua marcação de perímetro para lidar com Stephen Curry. Mas não foram apenas as defesas que se adaptaram: os arremessos letais de Stephen Curry também inspiraram jogadores como Damian Lillard, Trae Young e Luka Doncic a expandir ainda mais seu alcance.
Embora Steph já esteja caminhando para a reta final de sua carreira, ele continua desafiando os próprios limites e aumentando ainda mais seus números como o maior arremessador de três pontos da história da NBA. Ao fazer isso, ele segue inspirando a próxima geração a continuar trabalhando em suas habilidades de arremesso.
Confira mais conteúdos da Warriors Brasil:
- Draymond Green: “Queria ter jogado contra Michael Jordan”
- Steve Kerr e Stephen Curry detonam ponto fraco dos Warriors contra os Wolves
- Stephen Curry quebra recorde surreal de Michael Jordan na derrota para os Wolves
- Podziemski é sincero sobre disputar minutos com Stephen Curry e Pat Spencer
- Draymond Green: “Nikola Jokic é um dos 10 melhores da história”


