Os veteranos Stephen Curry, Jimmy Butler e Draymond Green são os pilares que mantêm o Golden State Warriors vivo na disputa da NBA, neste início de temporada. Atualmente, o time está no meio da tabela da Conferência Oeste, em sétimo lugar, e conta com as estrelas experientes para subir na classificação.
Mas os Dubs enfrentam a competitividade de uma conferência onde a nova geração dita o ritmo. Por isso, a volta de De’Anthony Melton pode ser a chave para reforçar os veteranos dos Warriors. A principal contratação do time na offseason da última temporada ainda não jogou, após romper o ligamento cruzado anterior, em novembro de 2024. No entanto, seu potencial como um defensor versátil pode ser o complemento ideal para Curry na temporada.
A dependência dos Warriors com os veteranos e o peso do tempo
Curry, Butler e Green continuam entregando desempenho de alto nível na temporada. Stephen lidera a equipe com uma média de 29,1 pontos, em pouco mais de 30 minutos por jogo. Já Jimmy tem contribuído com uma pontuação consistente em todas as partidas, além de versatilidade em jogadas nos dois lados da quadra. Por sua vez, Green ainda é o pilar do ataque e comanda a estrutura defensiva.
Mas o desgaste dos mais experientes do elenco é evidente. Por isso, o time tem oscilado nos resultados e já não consegue mudar o rumo das partidas com a mesma regularidade de outras temporadas. Assim, a falta de uma jovem estrela capaz de assumir protagonismo do elenco, faz com que o Golden State jogue com seus veteranos no limite.
Essa limitação do elenco tem sido decisiva, quando em comparação com franquias como Thunder, Rockets e Spurs, que são impulsionados por jovens estrelas que já ditam o ritmo dos jogos.
Elenco jovem dos Warriors ainda não assumiu protagonismo da equipe
Os atletas mais jovens dos Dubs ainda não despontaram como pilares da equipe nesta temporada. Jonathan Kuminga, de 23 anos, e Brandin Podziemski, de 22 anos, por exemplo, tiveram momentos de impacto em partidas, mas ainda não mantêm alto nível de forma regular nos jogos.
Outro jovem da equipe, Moses Moody, de 23 anos, entrou bem nas partidas dos Warriors, porém não chegou a ter uma atuação que fosse decisiva para o placar dos confrontos. Por outro lado, o brasileiro Gui Santos, também com 23 anos, ainda não teve minutagem expressiva no time para mostrar seus números e tentar esse papel de protagonismo.
Com essa falta de protagonismo dos jovens, a equipe californiana permanece presa entre o talento consolidado dos veteranos com seu desgaste físico e a inconsistência da nova geração nas partidas.
Steph gonna Steph pic.twitter.com/LdU6QifUSz
— Golden State Warriors (@warriors) November 16, 2025
O que a volta de Melton pode representar nos Warriors?
A expectativa pela volta de De’Anthony Melton cresce a cada partida, pois, antes da lesão, o jogador tinha papel importante ao lado de Curry na equipe. Isso porque, o camisa 8 mostra intensidade defensiva e versatilidade nas jogadas.
Antes de se lesionar na temporada passada, o jogador era titular nos Dubs, e peça importante no elenco. Apesar de ter participado de apenas seis jogos, ele teve média de 10,3 pontos, 3,3 rebotes e 2,8 assistências.
O retorno de Melton, embora aguardado, não resolve o problema dos Warriors em ter um jovem que seja pilar principal na equipe. Mas pode ser um diferencial na equipe para trazer mais equilíbrio ao desempenho da franquia na temporada da NBA.



