Gui Santos tem tido muitos holofotes ao seu redor e é fato, mas neste ano será o único brasileiro que estará jogando na NBA nesta temporada. Além disso, o destaque brasiliense tem sido elogiado demais por Steve Kerr e Stephen Curry em coletivas.
Chegando até a ser elogiado pelo próprio Stephen Curry e sendo reconhecido como um dos “que mais trabalham dentro do elenco”.
A realidade de Gui Santos no Golden State Warriors
Em entrevista para o jornal Lance! O narrador e jornalista da Amazon Prime, Rômulo Mendonça, foi questionado sobre a atual temporada e a verdadeira forma de interpretar o estilo de jogo do brasileiro no Golden State Warriors.
“O Gui Santos, até brinco, e ele me confessou que gostou, é trabalho. O Gui trabalhador. Ele não é uma estrela. De criar vídeos de melhores momentos, highlights, dele. Não, mas isso é bobagem. O importante é que quando ele está em quadra, ele tem impacto’’
Rômulo ainda completa sobre a importância de um time competitivo do estilo do Golden State Warriors e como isso é extremamente positivo para o desenvolvimento do Gui Santos dentro da liga e do próprio time.
“Está em um time que vai brigar por título, que tem o melhor arremessador da história. Ele tem a posição dele bem definida.”
O jornalista ainda cita o impacto e o respeito dentro das quadras de São Francisco e como sua utilidade é importante.
“O Gui também já conquistou o respeito do Steve Kerr, técnico do Golden State. Não é estrela, mas é muito útil dentro da equipe. Ele merece esse espaço.’’
Retrospecto de sua quase saída
O brasileiro chegou a ser ventilado em uma possível negociação envolvendo o pivô Kristaps Porzingis. A troca ainda envolvia os jogadores Moses Moody, Buddy Hield e Trayce Jackson-Davis. Os quatro jogadores seriam movidos para o Boston Celtics, que teria gostado do potencial de jovens e promissores atletas, e sua folha salarial seria levada abaixo.
A justificativa na época era a chegada de um reforço de impacto imediato para atuar junto de Jimmy Butler.
Renovação em tempo certo
Após a leve troca de cadeiras, o time da Califórnia decidiu manter e renovar o contrato de Gui Santos por mais uma temporada. O brasileiro assinou um contrato Two-way de três anos, possibilitando a rotação do time de desenvolvimento para o principal.
Em entrevista para o Lance!, Gui contou o processo de renovação e completou que não teve ‘jogo duro’.
‘‘Eu tenho um carinho muito grande pela franquia, a franquia que me draftou, eles também têm um carinho grande por mim, pelo que eu mostro dentro de quadra. Então, eu acho que foi um processo tranquilo, sem dor de cabeça”
O brasileiro já chegou a ser alvo de críticas da torcida, mas não acreditou que isso teria sido um impacto ao grupo pela demora da renovação.
”Sobre o Golden State ter demorado um pouco pra vir nessa off-season, eu não acho que tenha impactado, porque o front-office já tinha na cabeça certos jogadores que eles queriam, então eles mexeram as peças da forma que tinham que mexer pra terminar com o time que a gente tá hoje.”
Gui Santos was greeted in Golden State’s locker room with a joyous ovation that reporters could hear from the visiting interview room. “Well deserved,” per Warriors head coach Steve Kerr.
— Sam Gordon (@BySamGordon) January 10, 2025
“He’s been waiting all year and he finally got his chance, and he delivered.”
More: pic.twitter.com/bwoV4FbbEL
A atual temporada de Gui Santos
O brasileiro na atual temporada ainda acumula altos e baixos.
- JOGOS = 12
- MINUTOS = 6,4
- Média PONTOS = 2
- M. ARREMESSO = 43%
- M. DE 3Pts = 31%
- M. Lance Livre = 50%
Sua média desde sua chegada
- 2024/2025 – 56 Jogos / 13,6 Minutos / 4,1 Pontos M / 46% Média arremesso / 33% Média de 3 pts / 69% Lance livre.
- 2023/2024 – 23 Jogos / 8,3 Minutos / 3,6 Pontos M / 51% Média Aremesso / 37% Média de 3 pts / 94% Lance livre.
- 2022/2023 – Não jogou a NBA (jogou a NBA G League).
Quais os próximos jogos do Golden State Warriors?
No dia 19/11, às 21:30, enfrentam o Miami Heat fora de casa / já no dia 22/11, recebem o Trail Blazers em casa / E finalizam a semana recebendo também o Utah Jazz no dia 25/11
Confira mais conteúdos do Warriors Brasil:
- Como o Golden State Warriors estabeleceu uma das maiores dinastias da NBA?
- Os 10 maiores jogadores da história do Golden State Warriors
- Não é só Buddy Hield! Stephen Curry ganha outro ‘Splash Brother’ no Warriors
- Stephen Curry ultrapassa Vince Carter e assume posto de 22º maior cestinha da história da NBA



