Antes de se tornar o maior arremessador da história, Stephen Curry teve que passar por muitas mudanças no seu estilo de jogo e ouvir atentamente todas as instruções dadas pelo seu pai, Dell Curry, que também foi jogador da NBA e muito famoso pelos excelentes arremessos de 3 pontos.
No começo da carreira, Stephen Curry já demonstrava suas habilidades em quadra, mas tinha algumas limitações que poderiam o ter impedido de se tornar o astro que é hoje. Dell teve um papel importantíssimo e decisivo para moldar e salvar a carreira do filho.
- Receba as notícias em primeira mão em nosso Grupo de WhatsApp ou Canal de Transmissão!
- Siga o Warriors Brasil nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Tiktok.
Stephen Curry e a reconstrução do arremesso perfeito
No ensino médio, Stephen Curry era considerado baixo para a posição e costumava arremessar a bola a partir da altura da cintura para conseguir a força necessária, especialmente em longas distâncias, mas seu pai, sempre atento, percebeu que esse estilo de arremesso não funcionaria no nível universitário ou profissional.
Curry então precisou mudar sua técnica, o que exigiu um verão inteiro treinando uma reformulação no seu arremesso. Em uma entrevista com Scott Fowler, do The Charlotte Observer, Dell Curry revelou que na época Stephen quase desistiu do basquete:
“Ele era um garoto pequeno, com cerca de 1,73 m e 52 kg, quando terminou o segundo ano do ensino médio na Charlotte Christian. E para arremessar, ele se preparava com o peso da cintura e simplesmente empurrava para cima. A bola entrava e funcionava no ensino médio. Mas aí ele disse: ‘Pai, acho que quero ir para a faculdade’. Eu respondi: ‘Certo, precisamos mudar seu arremesso’. E ele perguntou: ‘O quê?’. Eu disse: ‘Sim, precisamos fazer seu arremesso passar por cima da sua cabeça, ou você vai levar tocos’. Foi um verão muito difícil. Ele quase desistiu, pensando: ‘Não vou fazer isso. Não vou jogar basquete’. Mas eu insisti: ‘Filho, você precisa persistir. Vai dar certo’. E ele persistiu, mas levou cerca de um mês para que ele estivesse forte o suficiente para arremessar de fora do garrafão.”
O ajuste técnico do pai que levou Curry a números históricos
Com a orientação e paciência do pai, Curry lentamente ajustou seu ponto de lançamento para cima e desenvolveu uma forma compacta e rápida que o levou a atingir 1,90m. Ele contou ao podcast Mind The Game, como essa fase foi desafiadora para ele:
“No começo, eu não gostei. Porque eu sabia que ele ia ter que desmontar todos os fundamentos com os quais eu já me sentia confortável, para depois reconstruir tudo com uma nova mecânica. Parecia trabalho demais. Era tipo: ‘Não quero fazer trabalho extra, já sei a fórmula’, mas eu tive que recriar tudo e, obviamente, funcionou”.
Hoje, esses arremessos difíceis de bloquear são sua marca registrada e o levaram a atingir marcas astronômicas. Nesta terça-feira(23), Curry atingiu a marca de 100° bola de 3 na temporada.
O legado Curry: da experiência de Dell à excelência de Stephen
Dell Curry jogou 16 temporadas na NBA e em 1994 recebeu o prêmio de Sexto Homem do ano. Ele foi um dos maiores pontuadores e arremessadores de três pontos do Charlotte Hornets.
Pode-se dizer que Dell foi a origem do talento familiar na bola de 3 pontos e, desde cedo, transmitiu seu conhecimento e técnica para Stephen Curry que soube aproveitar todas as dicas que recebeu e vem fazendo um brilhante trabalho se inspirando no pai.
Stephen Curry: estrela moldada pela sabedoria do pai
Além da parte técnica, Dell Curry teve um papel essencial no lado mental de Curry, ensinando-o a confiar no trabalho diário, a lidar com críticas sem se abalar e a entender que evolução quase sempre exige passar pelo desconforto.
Esse apoio foi fundamental para que Stephen superasse inseguranças, limitações físicas e lesões no início da carreira. Graças a cobrança e a visão do pai, Curry pode desenvolver sua principal arma. Além da figura paterna, Dell Curry foi um mentor decisivo na construção de uma lenda da NBA.
Confira mais conteúdos do Warriors Brasil:
-
- Stephen Curry aponta qual o jogo mais difícil da sua carreira na NBA
- Tiago Splitter, Leandrinho e Varejão revelam o segredo do sucesso na NBA para Gui Santos
- Stephen Curry explica como a expulsão de Draymond Green fez bem aos Warriors
- Steve Kerr questiona expulsão de Draymond Green e cita rival como exemplo
- Stephen Curry defende Jimmy Butler e revela o verdadeiro problema dos Warriors



