O Golden State Warriors e o Boston Celtics disputaram a final de 2022, na qual a equipe da Califórnia foi campeã. Marcus Smart, armador do Celtics naquele mesmo ano, comentou sobre o jogador mais difícil que já marcou: Stephen Curry.
Smart é notoriamente conhecido como um dos melhores defensores da liga em sua posição, feito que o levou a ser premiado como defensor do ano em 2022. Dentre todos os jogadores que já enfrentou, o atleta explicou o motivo de Curry ser um pesadelo para a marcação.
“Só pela maneira em que ele afeta o jogo. Ele consegue pontuar em todos os níveis dentro de quadra e em níveis que nós não sabíamos que existíamos.“
- Receba as notícias em primeira mão em nosso Grupo de WhatsApp ou Canal de Transmissão!
- Siga o Warriors Brasil nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e Tiktok.
Marcus Smart detalha a razão de Stephen Curry ser seu oponente mais difícil
Além da ameaça que Stephen Curry representa na linha dos 3 pontos, o armador também representa uma ameaça enorme quando está sem as bolas nas mãos.
Curry tem uma grande capacidade de criar seus próprios arremessos e de tomar decisões rápidas com a bola. Porém, quando está se movimentando sem a bola em procura de um arremesso, o armador não deixa de ser perigoso.
Estatísticas mostram que Stephen Curry corre uma média de 4km por jogo, o que revela que quem estiver marcando o armador deve estar em bom condicionamento físico.
Marcus Smart comentou sobre este assunto quando disse:
“É maluquice, sabe. Você realmente tem que se descansar, você tem que estar bem condicionado, porque senão ele irá fazer você pagar. E todos nós vemos o que ele pode fazer e, se você não estiver pronto, ele irá te mastigar e cuspir fora.”
Além de ser um ótimo arremessador no geral e ter uma exímia movimentação sem a bola, Stephen Curry também finaliza excepcionalmente bem dentro do garrafão.
Em toda sua carreira, Curry possui um aproveitamento de 62,5% em finalizações ao redor do aro. Em sua temporada de MVP, em 2016, Curry liderou a liga em aproveitamento de bandejas com uma porcentagem incrível de 68,7%.
Marcus Smart também comentou sobre outras grandes habilidades de Curry em quadra, como a capacidade de fazer seus companheiros de equipe melhores e de fazer as jogadas certas.
“Ele definitivamente representa um desafio que a maioria das equipes não enfrenta. Como eu disse, ele espaça a quadra, melhora o desempenho dos seus companheiros e sempre toma a decisão certa”. E se você não estiver preparado, se não estiver focado e não tiver seus marcadores definidos, você terá problemas. E quando você tem um jogador como ele, é preciso um esforço coletivo. E é isso que estamos tentando fazer todas as noites.”
Pesadelo nas finais de 2022
Ao longo de sua carreira, Stephen Curry enfrentou Marcus Smart em 14 vezes. Contra Smart, o armador dos Warriors possui uma média de 24.1 pontos por jogo, 4.9 assistências e 4.4 rebotes.
Nas finais de 2022, Curry foi um pesadelo para Smart e o Boston Celtics. O camisa 30 foi nomeado o MVP das finais com uma média incrível de 31,2 pontos por jogo, 5 assistências, 6 rebotes, 48,2% nos arremessos de quadra e 43,7% nos arremessos de 3 pontos.
No jogo 4, Smart pode experienciar a grandeza de Stephen Curry novamente. Os Celtics lideravam a série por 2-1 e tinham a chance de estender essa vantagem dentro de casa. Porém, tudo foi por água abaixo quando Curry protagonizou um dos melhores jogos em sua carreira, marcando 43 pontos para selar a vitória dos Warriors.
Confira mais conteúdos do Warriors Brasil
- ÚLTIMA HORA! Golden State Warriors dispensa ala de 28 anos por lesão no tornozelo
- Steve Kerr e os Warriors podem ganhar reforço importante nas próximas semanas
- Draymond Green fala a verdade sobre a dinastia do Warriors na NBA
- 5 motivos para assistir à série de Gui Santos da NBA
- Dança das cadeiras, dupla importante de Stephen Curry está de volta ao Warriors



